NotíciasSoja

Colheita da soja em Mato Grosso está sendo finalizada e chega a 97%

Divulgação foi feita pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea)

E está se aproximando do final mais uma colheita de soja no Estado do Mato Grosso. É o que foi informado pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) que até o dia 30 de março, 97,55%  colhido do grão no Estado.

Foi apontado ainda pelo Imea, que entre as sete regiões ao qual o Estado está dividido, a região Oeste já concluiu os trabalhos. O maior atraso na retirada dos grãos das lavouras é verificado no nordeste mato-grossense, com 89,2% da colheita realizada. A área cultivada com soja em Mato Grosso chega a 9,464 milhões de hectares, segundo o Imea.

De acordo com o Agro Olhar este já comentou, que ao final desta safra tenha-se colhido 31,044 milhões de toneladas de soja. O volume supera em 11,6% as 27,81 milhões de toneladas colhidas no ciclo 2015/2016. Ao se comparar com a estimativa inicial para a safra 2016/2017 há um aumento de 575 mil toneladas.

Mato Grosso: produtor de soja

O estado do Mato Grosso é responsável por mais de um quarto da produção brasileira de soja. Com a colheita na reta final, a produtividade da soja mato-grossense vai se firmando em volume pouco acima do que foi consolidado em igual momento do ano passado.

O acréscimo anual é de 1,06%, com média de 55,98 sacas por hectare (SC/ha) contra 55,40 sc/ha da safra passada. Nessa média, a produção deve fechar acima do volume – que foi recorde no ano passado, 31,27 milhões de toneladas – para 31,78 milhões t, ganho anual de 1,66%, que se confirmado promove um novo recorde ao histórico mato-grossense.

O mercado brasileiro de soja pode ter boas vantagens este ano. É que os argentinos estão sofrendo com a seca no país e isso afeta a produção de grãos. A safra brasileira de soja 2017/18 não foi perfeita: na maior parte do país a regularidade do clima contribuiu para novos recordes, em algumas regiões o plantio atrasou, enquanto em outras áreas houve períodos de estiagem que puseram em risco o potencial produtivo.

 

Tags

Artigos relacionados