PreçosSoja

Crise da soja na Argentina pode ajudar Brasil

Devido as secas que atingiu a Argentina nos últimos meses, colheita da soja ficou comprometida

Infelizmente a agricultura na Argentina está passando por um momento delicado. Em especial para a safra de soja. Devido a seca, especialistas afirmam que a safra de 2018 pode ser 31% menor do que a do passado, isso representa que o país corre o risco de atingir o menor nível em nove anos.

Isso foi constatado de acordo com a Bolsa de Cereais de Buenos Aires que reduziu a sua previsão de produção de soja da Argentina no ciclo 2017/18 para 39,5 milhões de toneladas, de 42 milhões de toneladas previstas até a semana passada. 

Em relatório semanal divulgado pela bolsa, foi afirmando o seguinte: “A expansão da seca para o norte do país, as baixas temperaturas e a diminuição do peso dos grãos no centro e sul da Argentina agravam a situação da soja e do milho”.

Este número é negativo para os argentinos já que o país é o terceiro maior exportador mundial de soja e milho e, de acordo com a Confederação Rural Argentina (CRA).

Perda de soja na Argentina afeta Brasil

Os produtos de soja argentinos não esperavam uma perda tão grande assim. Mas o Brasil pode se beneficiar já que isso abre um grande espaço a ser preenchido pelos produtores brasileiros, principalmente no primeiro semestre.

E com a expectativa de uma super safra para este ano, como a que ocorreu no ano passado, é que para 2018 a agricultura brasileira desempenhe um papel importante e aqueça a economia do país.

A bolsa da Argentina ainda apontou o seguinte no relatório semanal: “Agora, o baixo peso do grão continua afetando a produção nacional e, como se isso não bastasse, nesta semana temperaturas de quase 0ºC foram registradas em grandes setores do centro e sul da região agrícola, colocando em risco a culminação do enchimento de grãos ou, na melhor das hipóteses, retardando o desenvolvimento normal do ciclo de cultivo”.

Infelizmente a situação é triste para os produtores de soja na Argentina. Tanto é que alguns fazendeiros que têm gado nem se preocuparão em colher os grãos. Eles simplesmente usarão as plantas de soja arruinadas como forragem.

 

Tags

Artigos relacionados